Francisco Carlomagno, 165, Vila Fabiano | 18900-000 - Santa Cruz do Rio Pardo - SP  
:: CSSJ



RAZÃO SOCIAL: Centro Social São José
Rua Francisco Carlomagno, nº 165 – Vila Fabiano
Cep: 18900-000 - Santa Cruz do Rio Pardo-SP
Fone: (14) 3372-3330
E-mail: centrosocial@argon.com.br


Histórico

O Centro Social São José foi fundado em 04 de maio de 1985 e inaugurado em 04 de março de 1987 pelo Frei Laurentino Pessuto (Frei Chico) para atender objetivos da ação pastoral, social e visando desenvolver um
trabalho educativo com famílias e crianças.

Objetivo

Melhorar a qualidade de vida objetivando a promoção social das famílias carentes e o atendimento a crianças e adolescentes compreendendo alimentação, educação, saúde, recreação e profissionalização.

Atendimento

Atualmente o Centro Social atende em Regime de Creche e um período à crianças e adolescentes de ambos os sexos, na faixa etária de 01 à 16 anos.

atendi

 

 

 

 

 

 

Educação

Todo trabalho do Centro Social visa a educação integral proporcionando à criança um ambiente físico adequado. Este trabalho compreende os aspectos orgânicos e psíquicos, respeitando a personalidade de cada
um, favorecendo a livre manifestação, levando em consideração sua origem e dando condições de aprendizagem dos conhecimentos básicos e fundamentais para o futuro escolar e para a vida.

educa

Maternal: de 1 à 3 anos e 11 meses
Jardim I e II: de 4 à 5 anos e 6 meses
Pré-Escola: de 5 anos e 6 meses a 6 anos e 11 meses
Estudo dirigido ou Reforço escolar: de 7 à 17 anos (períodos da manhã e tarde)

 

 

 

 

 

 

Alimentação

A entidade oferece três refeições diárias: Café da manhã, almoço (com sobremesa) e Lanche da tardealimento1

alimento2

 

Saúde e Higiene

O Centro Social prioriza a higiene em suas ações estipulando horários para banho, escovação dos dentes e combate a escabiose, nos períodos da manhã e tarde.


saude1

saude2

 

Biblioteca

A entidade acredita no incentivo a leitura para formar cidadãos mais conscientes e eu sabem sonhar. Melhorando a escrita e o conhecimento da língua as crianças e os adolescentes poderão atingir seus objetivos.

biblio1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

biblio2

 

Recreação

As atividades recreativas são recreativas são vitais para as crianças e auxiliam no processo educativo, de socialização e integração. Nos períodos de férias escolares são desenvolvidas programações especiais com jogos diversos, brincadeiras dirigidas, livres e gincanas.

recre

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Artesanato e profissionalização

Desenvolve habilidades e a concentração, melhora a auto estima e auxilia na profissionalização para posteriormente gerar emprego e renda.arte

 


 

 

 

 

Bordado em ponto cruz em tapete de juta

bordado

 

 

 

 

 

 

 

 

 

bordado2

 

 

 

 

 

 

 

Confecção de Bonecas, bolas e bichos de pano e pelúcia

bonecas1

bonecas2

 

 

 

 

 

 

 

 

Biscuit

biscuit

biscuit2

 

 

 

 

 

 

 

 

Confecção de sabonete artesanal

sabonete

 

 

Mosaico

mosaico

 

 

 

 

 

 

 

Técnicas de Marcenaria: orientação de marceneiro

marcenaria

 

 

 

 

 

Doceria - Confecção de chocolates: orientação de monitoras para docesmanusear, derreter, pintar e dar formar diversas aos chocolates, transformando-os em belos arranjos e embalagens.
Esta atividade é muito importante, pois com a parceria das voluntárias há inúmeras atividades e em especial na época da páscoa, na qual são confeccionados ovos de chocolate artesanalmente revertendo em benefícios às crianças e adolescentes atendidos.
doce

 

 

 

 

 

 

 

 

Bijouteria e Bordado em Chinelo

bijouteria

bijoute2

 

 

 

 

 

 

Adoção à Distância

Há também o trabalho de Adoção à Distância iniciado com zelo pelo Fundador Frei Francisco Pessutto. O mesmo é realizado atualmente por uma Secretária que prepara a ficha das crianças e adolescentes atendidos e através de contatos com colaboradores do Brasil, Europa e Alemanha, busca encontrar um padrinho para auxiliar na manutenção das crianças e adolescentes atendidos.

 

Formação Humana e Espiritual

Palestras sobre direitos e deveres de cidadania ministradas por professores, monitores, técnicos colaboradores e voluntários dacomunidade.Toda segunda e sexta-feiras, das 10h30 às 11h e das 13h30 às 14h acontece o momento oração e crescimento espiritual levando o amor de Deus ao próximo, a caridade, a amizade, a paz e o perdão, para que sejam lema do dia-a-dia de todos os envolvidos no trabalho.


espiritual

 

 

espirito2

 

 

 

 

 

 

Trabalho com a família

- Cursos e Reuniões Sócio-Educativas intercalados mensalmente para mães de Maternal, Jardim e Pré-Escola em parceria financeira com o Governo Federal ;
- Reuniões sócio-educativas com as famílias das crianças maiores de 7 anos, trimestralmente.

familia2familia

Atendiidade em geral, pertencentes ao Setor;


- Atendimento individual as famílias com orientações sócio-educativas, reflexão e encaminhamentos diversos, toda segunda e quintas-feira, das 15h às 17h;

Trabalho Voluntário


Os voluntários são os dedos das mãos e dos pés que trabalhando unidos dão sustentação, equilíbrio na manutenção da Instituição e propiciam que as ações desenvolvidas obtenham os resultados e êxito almejado. Não importa em que setor o voluntário se dedica, pode ser na costura, na cozinha, na biblioteca, na doceria, nas promoções, nas campanhas o que importa é o trabalho em união, sincronia em prol de um mesmo objetivo.voluntario2voluntario1

 

 

 

 

 

 

Ser voluntário é uma graça, um dom maravilhoso que alguns possuem, e com certeza, alegra o coração dos homens e alegra o coração de Deus.
Seja você leitor, um voluntário em algum Projeto ou Ação Social.

voluntario3

 

 

 

 

 

Atividades Culturais


culturaisA Instituição incentiva e favorece atividades culturais através de ensaios e apresentações de musicais, danças e pequenos teatrinhos infantis , sob a coordenação de monitores e voluntários.

 

 

 

 

 

 

culturais2

culturais3

 

Oficina de Computação


Na Sala de computação, os adolescentes tem acesso a inúmeras informações, se atualizam sobre assuntos e históricos e tem oportunidade de crescer e ampliar os conhecimentos. Sala de computação, os adolescentes tem acesso a inúmeras informações, se atualizam sobre assuntos e históricos e tem oportunidade de crescer e ampliar os conhecimentos.

computacao

 

 

 

 

 

 

 

Encaminhamento ao 1º Emprego
Através de contatos com empresas locais, amigos empresários da Instituição, parceria com o Projeto Degrau vinculado à Associação Comercial do Município, o Centro Social tem encaminhado todos os anos inúmeros adolescentes à experiência do 1º Emprego e colhido ótimos resultados.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Copyright© 2008
Site desenvolvido e Hospedado por: CPWM Comunicação